Economia

Vai abastecer com E5, E10, E85, B7 ou B10?

Entrou em vigor a 12 de Outubro, a norma adoptada por 35 países europeus que obriga os postos de abastecimento a afixar os novos símbolos e denominações dos combustíveis. Até aqui, os automobilistas conheciam a gasolina de 95 octanas, a gasolina de 98 octanas e o gasóleo. Agora resolveram complicar o que era extremamente simples. 

Quando for abastecer o seu carro com gasolina, o condutor terá de escolher E5 ou E10. O E significa Etanol e o número a percentagem deste composto que é misturado na gasolina. Assim, a gasolina E5 contém 5% de Etanol e a E10 tem uma mistura de 10%. Há ainda alguns postos que vendem uma terceira gasolina com a designação E85.

Quando vir o E5, E10 e E85 dentro de um circulo, sabe que aquele combustível é gasolina. Já as novas denominações do gasóleo surgem no interior de um quadrado.

O gasóleo normal, que é o mais barato, vai passar a ser conhecido como B7, porque tem 7% de biodiesel, um composto de origem vegetal, em vez de ser derivado do petróleo. Encontrará ao lado do B7 o B10, ou seja, um gasóleo que tem 10% de biodiesel. Alguns postos de abastecimento vendem também o XTL que é um gasóleo parafínico.

Para facilitar a adaptação, os postos de abastecimento apresentam temporariamente as designações habituais em conjunto com os novos símbolos.