Actualmente, quando falamos em aplicações de mensagens, todos dizem que utilizam o WhatsApp. A verdade é que existem várias alternativas e todas melhores que a app comprada pelo Facebook há precisamente quatro anos. Até porque o facto de muita gente optar por um determinado serviço não o torna melhor. Pelo contrário, por vezes leva-o à estagnação ou à evolução mais lenta que a concorrência.

@ruianacletopt

A melhor alternativa é o Telegram, uma aplicação que permite enviar mensagens, fotos, vídeos e ficheiros de qualquer tipo, até 1,5 GB cada um, mas não existem limites de utilização. Pode criar grupos até 100.000 pessoas ou canais para partilha de informação para um número ilimitado de utilizadores. É possível programar uma hora para que determinada mensagem seja automaticamente eliminada.

O Telegram permite encontrar outros utilizadores através dos contactos que tem no seu smartphone ou através da pesquisa por nome de utilizador. Aqui não precisa de divulgar o seu número de telemóvel para poder utilizar a plataforma.

Ao contrário do WhatsApp, o Telegram é um serviço de mensagens baseado na cloud com sincronização contínua. Desta forma, pode aceder às suas mensagens a partir de vários dispositivos de uma só vez, incluindo smartphones, tablets e computadores.

Para utilizar o WhatsApp no computador, o smartphone onde a app está instalada precisa de estar permanentemente ligado à internet. Com o Telegram pode perfeitamente desligar o smartphone e continuar a usufruir da plataforma no computador.

Em breve o WhatsApp apresentará mensagens publicitárias. O Telegram continuará a ser gratuito e sem publicidade.

Confira estas e outras funcionalidades em https://telegram.org, experimente a app, convide os seus contactos e tirem as próprias conclusões.