O Portal da Queixa verificou um aumento do número de reclamações dirigidas às operadoras que disponibilizam tarifários específicos para jovens. Desde o início de 2018, até ao mês de Novembro, as 244 reclamações recebidas representam uma subida de 62% face às 151 queixas registadas em igual período do ano passado. A marca com o maior número queixas é a WTF, que pertence à NOS.

As três operadoras de telecomunicações móveis oferecem planos de tarifários destinados a menores de 25 anos. São tarifários que incluem tudo aquilo que os jovens mais apreciam, como aplicações com tráfego ‘ilimitado’, vários Gigabytes de dados, SMS e chamadas gratuitas . 

No entanto, embora as condições sejam aliciantes e conquistem a forte adesão dos consumidores mais novos, a verdade é que, o número de reclamações contra as operadoras detentoras destes tarifários tem aumentado todos os anos. A marca mais reclamada é a WTF, que registou um aumento de 153%, comparativamente ao período homólogo.

Incumprimento do tarifário é o principal motivo das reclamações

Um dos principais motivos de reclamação apresentado pelos consumidores, desde Agosto, está relacionado com o incumprimento do que é garantido pelo tarifário escolhido. Na prática, significa que as aplicações ditas gratuitas ficam inacessíveis quando se esgotam os dados móveis. Chegam mesmo a existir situações em que há uma adição de um extra de Internet (valor cobrado) sem o cliente ter pedido. 

Entre as diversas reclamações dirigidas à WTF, algumas reportam problemas com o saldo (sem saldo ou insuficiente).  As queixas referem que é retirado o valor do carregamento para outros efeitos e é enviada uma mensagem alertando para o facto de o valor ser insuficiente para a activação do tarifário. 

Foi o caso de um consumidor que viu o seu número ser desactivado depois de não ter carregado atempadamente o telemóvel, tendo recebido um pedido de pagamento pelos dias que não utilizou o tarifário. 

Apesar de ser em menor número, a lentidão dos dados móveis e os problemas com a rede, também são situações apontadas por alguns consumidores que partilharam a sua má experiência e, após um mês, ainda não a viram resolvida.  

WTF responde aos consumidores

São várias as reclamações que a WTF tem recibo ao longo do ano, no entanto, isso não tem abalado o seu índice de satisfação de 78.9 no Portal da Queixa. A marca WTF tem dado resposta e resolvido as reclamações apresentadas no portal, o que leva a uma taxa de resposta na ordem dos 95% e de solução na ordem dos 52%.