mbookphones

Pulsar Económico: 7 anos a descomplicar a actualidade

O Pulsar Económico é uma produção independente, direccionada a estações de Rádio que apostam na diversidade de conteúdos.

O Pulsar Económico completa hoje sete anos de emissões. Uma produção que chega a milhares de pessoas através das rádios que apostam na diversidade de conteúdos. Um espaço que não se limita a transmitir notícias. O pulso é tomado à economia, de segunda a sexta-feira, de forma rigorosa e com recurso a uma linguagem acessível. Em cinco minutos diários, o que de mais importante acontece no mundo dos negócios, finanças e empresas passa pelo Pulsar Económico.

O Pulsar Económico é uma produção independente, direccionada a estações de rádio que apostam na diversidade de conteúdos.

Em 2013, quando pensei em lançar uma rubrica de economia para distribuição pelas rádios, ficou claro que não seria mais um espaço para divulgar a mesma informação que todos os órgãos de comunicação transmitem, com a mesma linguagem técnica, os mesmos assuntos de sempre, aqueles que muitas vezes só interessam aos grandes investidores e que se sobrepõem às questões que o contribuinte gostaria de ver esclarecidas.

O Pulsar Económico é produzido diariamente com o único propósito de informar e esclarecer os temas que directa ou indirectamente dizem respeito a todos os cidadãos, sem recorrer a linguagem técnica, a termos confusos ou siglas.

Os cinco minutos que cada rádio transmite diariamente são antecedidos de um trabalho de pesquisa, contactos com especialistas, organismos públicos e empresas. Um trabalho que continua além da rádio, através dos pedidos de informação e esclarecimento que chegam através do site, de ouvintes que apresentam dúvidas sobre fiscalidade, emprego ou questões contratuais com empresas de serviços.

O Pulsar Económico nasceu na recta final da crise que levou à intervenção da ‘troika’ em Portugal, acompanhou a retoma e assinala sete anos de emissões no epicentro de uma nova crise, esta mais grave e de consequências imprevisíveis.

Neste período, a missão de abordar os impactos da pandemia na vida das pessoas e empresas, esclarecer os moldes dos apoios do Estado e obter as reacções dos diversos sectores, tem sido cumprida com o rigor de sempre, num momento em que o acesso à informação económica e financeira assume um papel de maior relevância.

Para além das notícias referentes à pandemia, o momento exige que os milhares de pessoas que vivem no clima de incerteza profissional possam ficar esclarecidas sobre as medidas que estão a ser tomadas para apoiar a economia, os cuidados a ter com as entidades que cometem abusos nesta fase, entre outros assuntos que escapam ao universo mediático.

Aos sete anos de emissões, a produção do Pulsar Económico entra também num cenário de incerteza. O sector da comunicação social vive com dificuldades há vários anos e esta nova crise mundial levará a mais uma redução de postos de trabalho, quebra no investimento em conteúdos e algumas empresas desta área vão mesmo colapsar.

Como será o futuro do Pulsar Económico?

Nasceu para a rádio, saltou para o papel e está semanalmente também na Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts. A única certeza é que o essencial da actualidade económica e financeira continuará a ser abordado diariamente, rumo aos oito anos, nas plataformas que melhor garantam a sustentabilidade deste projecto.