Media

Projecto europeu prepara o futuro da Rádio

O HRADIO é um projecto financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, centrado na inovação dos serviços prestados pelas estações de rádio.

Actualmente, a rádio ainda é um meio de comunicação com uma grande popularidade, mas não podemos ignorar que o número de ouvintes está a diminuir lentamente, em especial nas camadas jovens que não se identificam com os poucos conteúdos oferecidos, nem com as playlists limitadas e repetitivas.

A rádio já está a enfrentar a concorrência de serviços de streaming, como são os casos do Spotify e da Apple Music, bem como dos milhares de podcasts sobre os mais variados temas.

A rádio, no formato actual em emissão contínua, não permite a disponibilização de conteúdos direccionados a grupos específicos de ouvintes, nem é possível organizar a programação de acordo com as preferências e a disponibilidade de horários. É aqui que entra o projecto HRADIO.

Impulsionado pela necessidade que o sector enfrenta em criar novas experiências que continuem a atrair os ouvintes, o projecto aproveitará todo o potencial da tecnologia híbrida para a rádio, permitindo a distribuição e transmissão de conteúdo através de novos recursos online.

As estações de rádio vão poder personalizar os serviços (com respeito pela privacidade do ouvinte), como já fazem os serviços de streaming, disponibilizar funcionalidades intuitivas e fomentar a interacção do ouvinte com os vários serviços.

O HRADIO abrirá o caminho para trazer esses recursos não só para as aplicações móveis de cada rádio, mas também para portais que agreguem várias estações e através de novos equipamentos de recepção em casa e no carro. A quantidade e o tipo de serviços a disponibilizar dependerá da criatividade das rádios e do espírito de inovação dos criadores de aplicações e conteúdos.

Será possível saber, com a precisão que não existe actualmente, qual é a rádio e o conteúdo mais ouvido. Os anunciantes vão ser capazes de direccionar a publicidade para o seu público-alvo. Será mais fácil garantir a sustentabilidade e o retorno do investimento de quem difunde o conteúdo e de quem investe na promoção dos seus produtos e serviços.

Cada rádio disponibilizará diversos conteúdos em simultâneo e caberá ao ouvinte construir a programação através dos vários dispositivos conectados à internet. Um grande desafio, em especial para as estações da ‘música a metro’, que há muito perderam a noção do que é a verdadeira Rádio, e para algumas locais que estão perdidas nos anos 80.

Mais informações sobre o projecto HRADIO em www.hradio.eu