telegram

O WhatsApp é bom até ao dia em que experimenta o Telegram

Actualmente, quando falamos em aplicações de mensagens, todos dizem que utilizam o WhatsApp ou o facebook Messenger. A verdade é que existem várias alternativas e com muitas funcionalidades que ainda não estão disponíveis nas aplicações do Facebook, apesar das sucessivas promessas.

Há quem recuse experimentar algo diferente porque segue o velho princípio de que os seus amigos usam uma plataforma diferente. Era típico nos anos 90, quando havia quem não mudasse de rede móvel porque os seus contactos deixariam de lhe ligar. Já no início das redes sociais, não foi fácil convencer os utilizadores do hi5 a mudar para o Facebook ou para o Twitter, mas acabou por acontecer.

O facto de uma grande parte de utilizadores estar concentrada numa única plataforma não significa que o serviço seja o melhor do mercado, muito pelo contrário. Quem gere as plataformas com a maior quota de mercado tende a abrandar o ritmo de evolução e correcção de problemas. É precisamente isto que acontece com o WhatsApp há vários anos. A aplicação está praticamente estagnada e quando surge uma novidade básica, como o modo escuro, é anunciada como se tivessem descoberto a roda.

A melhor alternativa é o Telegram, uma aplicação que permite enviar mensagens, fotos, vídeos e ficheiros de qualquer tipo, até 2 GB cada um e onde não existem limites de utilização. Pode criar grupos até 100.000 pessoas ou canais para partilha de informação para um número ilimitado de utilizadores. É também possível programar uma hora para que determinada mensagem seja automaticamente eliminada.

O Telegram permite encontrar outros utilizadores através dos contactos que tem no seu smartphone ou através da pesquisa por nome de utilizador. Aqui não precisa de divulgar o seu número de telemóvel para poder utilizar a plataforma.

Ao contrário do WhatsApp, o Telegram é um serviço de mensagens baseado na cloud com sincronização contínua. Desta forma, pode aceder às suas mensagens a partir de vários dispositivos de uma só vez, incluindo smartphones, tablets e computadores.

Para utilizar o WhatsApp no computador, o smartphone onde a app está instalada precisa de estar permanentemente ligado à internet. Com o Telegram pode perfeitamente desligar o smartphone e continuar a usufruir da plataforma no computador.

Há muito mais para descobrir em https://telegram.org. Experimente a app, convide os seus contactos e tirem as próprias conclusões.