youtube14032020

O que ando a ver no YouTube: Canal JM Reviews

Os melhores conteúdos sobre automóveis estão hoje no YouTube. Nesta temática, os programas transmitidos na televisão não têm relevância.

Não sendo um especialista do universo automóvel, sempre procurei estar a par dos novos lançamentos e dos prós e contras de cada modelo ou fabricante. Nos anos 90 comprava as revistas ‘Turbo’, ‘AutoMais’, ‘AutoMagazine’ e fui assinante da ‘Auto Motor’. Na televisão, destaco o magazine ‘Máquinas’, transmitido na RTP até ao início dos anos 2000.

Por melhores que sejam as fotos e os textos das revistas ou de um site, há detalhes que só uma boa análise em vídeo pode transmitir. No entanto, não podemos contar com os nossos canais de televisão.

Actualmente, o conceito de ‘programa de televisão sobre o mundo automóvel’ não é mais que uma extensão dos spots publicitários que promovem cada modelo. Por mais canais de televisão temáticos que ainda existam, nenhum tem um programa sobre automóveis que faça uma verdadeira review aos veículos. Por este e por muitos outros motivos, não é de estranhar que a televisão tradicional tenha cada vez menos expressão na hora de procurar conteúdos.

Sobre o mundo automóvel, destaco hoje um dos canais de YouTube que comecei a seguir no início de 2019.

“Pessoal! Sejam mais uma vez bem-vindos ao meu canal: JM Reviews! Comigo, Jorge…” 

Esta é a introdução dos vídeos do canal JM Reviews. Gosto da forma descontraída do Jorge nas análises aos diferentes automóveis que apresenta três vezes por semana.

É de assinalar o nível de detalhe nas reviews e sem qualquer reserva em apontar os aspectos menos positivos do automóvel.

JM Reviews não tem uma equipa de produção. É todo um trabalho de contacto com as marcas, concessionários, filmagens e edição, feito por uma só pessoa. Só por isso já merece o apoio de quem gosta de automóveis. Basta seguir e fazer ‘Gosto’ nos vídeos.